Fase de Observação: Organização dos aprendizados

Nesta semana nos dedicamos a compartilhar e organizar todas as informações coletadas em nossas primeiras entrevistas. Desta forma, é possível encontrar os padrões e principais insigths de pesquisa.


DSC_4452.JPG

Tendo como base a abordagem do Design Thinking, nesta fase, é importante conversar com os diferentes perfis que compõem o sistema que está sendo estudado, para garantir uma visão mais holística. Para isso, uma das ferramentas utilizadas é a entrevista de profundidade. Desta forma, é mais importante considerar os diversos pontos de vista sobre um mesmo tema, do que a quantidade de entrevistados.

Nº de entrevistados até 24/03/2017: 28 pessoas

Seguiremos na fase de Observação, onde ainda teremos novas entrevistas, para maior aprofundamento do entendimento que está sendo gerado. Em paralelo, estamos desenvolvendo algumas jornadas para visualizar o caminho do dinheiro neste sistema e também como se dá o acompanhamento da agência reguladora.

Após este novo aprofundamento, iniciaremos a preparação para a fase de Ponto de Vista - um momento de repensar o desafio do projeto, a fim de gerar uma nova pergunta mais específica e próxima às conclusões da fase de Observação.

Ampliando o conhecimento sobre o Sistema de Saúde Suplementar

ENCERRAMENTO DA FASE DE ENTENDIMENTO

Concluímos nesta 5ª semana de projeto, de 13 a 17 de março, a nossa Fase de Entendimento - momento em que buscamos informações de diversas fontes, como Desk Research e entrevistas, a partir das quais construímos um Mapa com os Stakeholders do Sistema de Saúde Suplementar:

Para fazer o download do Mapa de Stakeholder e de outros arquivos, acessa nossa página de ENTREGAS.

Para fazer o download do Mapa de Stakeholder e de outros arquivos, acessa nossa página de ENTREGAS.

A finalização desta fase e a construção do Mapa de Stakeholders, impulsiona a nossa próxima fase, Observação, já iniciada, mas que ganhou mais velocidade nesta semana. Neste momento, nosso objetivo é investigar mais profundamente o tema de saúde suplementar no Brasil e como se dão as relações (benefícios, desafios, etc) entre os stakeholders mapeados.

 

FASE DE OBSERVAÇÃO GANHA VELOCIDADE

 

A participação de cada ator do sistema é vital para que se possa ter uma visão completa do cenário atual e identificar as divergências e convergências entre cada grupo e com isso começarmos a encontrar possibilidades, os espaços para se desenvolver algo novo.

Nesta página, temos uma lista de pessoas/stakeholders com quem precisamos conversar. Se você é um deles, ou tem acesso a destes perfis, por favor nos contate para agendarmos uma conversa.


PRÓXIMOS PASSOS:

  • Continuação das entrevistas
  • Workshops com stakeholders
  • Consolidação e análise dos resultados de pesquisa
  • Relatório Final de Pesquisa

Encaminhamento da Fase de Entendimento

Nesta 4ª semana de projeto, de 1 a 3 de março, seguimos investigando sobre Saúde Suplementar, com a organização dos dados levantados até o momento e algumas conversas com representantes de alguns stakeholders do sistema.

Conversamos o Dr. Paulo Soares, Diretor do Sindicato dos Hospitais Privados de Porto Alegre e Dra. Miyuki, Assessora da Presidente Dr. Zilli, da  AMB - Associação Médica Brasileira, além da própria Denise Eloi, Diretora Executiva do Instituto Coalizão Saúde, com quem conversamos no final de fevereiro, como mencionamos no post anterior.

p05-imagem.png

Com o apoio de pesquisas (Desk Research) e entrevistas, desta fase de Entendimento, é possível construir o Mapa de Stakeholders -  que será finalizado na próxima semana do projeto, de entre 6 e 10 de março.  

PRÓXIMOS PASSOS: Entregas da Fase de Entendimento

  • Mapa de Stakeholders: Ferramenta visual que permite visualizar todos os atores envolvidos na cadeia de produção, consumo e desenvolvimento do desafio em questão. Podem ser pessoas, instituições, grupos.

 

INÍCIO DA FASE DE OBSERVAÇÃO

p05 - Observação.png

Já na 5ª semana de projeto, de 6 a 10 de março, entraremos na fase de Observação, na qual estruturaremos um plano de pesquisa, que envolverá a continuidade das entrevistas individuais e eventuais workshops, com representantes dos stakeholders mapeados.

Após o nosso primeiro encontro no dia 14 de fevereiro, durante reunião do Grupo Técnico de Remuneração, na ANS, alguns dos representantes presentes entraram em contato conosco para contribuir com sua visão a respeito do sistema como um todo e dos modelos de remuneração praticados atualmente.


PRÓXIMOS PASSOS:

  • Planejamento da Fase de Observação (continuação das entrevistas e workshops com stakeholders)

  • Consolidação e análise dos resultados de pesquisa

  • Relatório Final de Pesquisa

  • Mapa de Sistemas: Ferramenta que permite a visualização de dados e relações complexas, além de nos permitir caminhar mais facilmente entre diversos temas.

 

Acompanhe nossos próximos posts para compreender com mais detalhes a construção de cada entrega do projeto!